quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OMELETE: RÁPIDA E EFICIENTE



Opção certeira para resolver uma refeição num piscar de olhos, a omelete (e não o omelete) permite as mais tentadoras variações. 

Conheça um pouco da sua origem, curiosidades e segredos de preparo desse clássico.

É raro encontrar um restaurante de culinária francesa clássica que não ofereça pelo menos um tipo de omelete no cardápio. Tanto que muita gente acredita ser a França a inventora do prato.

A confusão provavelmente teve origem no fim do século 19, quando Anette Poulard, praticamente imortalizou a receita em seu famoso albergue e restaurante La Mére Poulard, na costa da Normandia. A casa ainda está em atividade e em seu site (www.merepoulard.com) é possível assistir ao preparo da omelete alta, fofa e dourada, em frigideira funda de cobre diretamente colocada sobre as chamas da lenha.



Anette pode ter aprimorado a receita, mas ela nasceu muito antes da cozinha francesa. Segundo Silvio Lancelotti autor de O livro da cozinha clássica, trata-se de uma preparação do tempo dos romanos – foi citada por Marcus Gavius gastrônomo do século 1 d.C em seu livro De re coquinaria.
Para a origem da palavra omelete ha várias hipóteses. A versão inglesa, se não for a mais certa, é provavelmente a mais divertida: o termo teria sido inventado pelo inglês Oswald Mellet, cozinheiro por vocação que se formou médico por imposição dos pais. Em vez de um consultório ele abriu um restaurante com uma série de pratos à base de ovos. E para contetar os pais à porta instalou uma plaqueta em que se lia, em letras bem floradas: Dr. O.Mellet. Precisa dizer mais alguma coisa? Hehehe
Assim como a emitologia do nome do prato, não há um consenso quanto ao melhor modo de fazer uma omelete.
Jean-Anthelme autor de A fisiologia do gosto, defendia que as claras e as gemas fossem batidas separadamente, para obter uma consistência mais fofa.
Já o chef Michel Roux, autor de Receitas com ovos e proprietário do estralado restaurante inglês The Waterside Inn, prefere bater os ovos inteiros, temperados com sal e pimenta-do-reino.
Para mim o truque par alcançar a consistência cremosa é adicionar uma colherinha de creme de leite fresco à mistura de ovos.
E outro detalhe pelo amor de Deus não faça a omelete em óleo de cozinha ou mesmo no azeite, use manteiga!
E outra dica bacana é de que a receita é sempre a mesma, basta somas o ingrediente extra que tiver ou que mais gostar aos ovos batidos. Simples assim.

Omelete Clássica

 Foto Rogério Voltan

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 colher de café de creme de leite fresco
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- ciboulette picada a gosto
- 1 ½ colher de sopa de manteiga

Modo de preparo:
Bata os ovos com um garfo, juntamente com o sal, a pimenta e o creme de leite. Adicione a ciboulette. Não precisa bater muito.
Derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente pequeno. Quando a manteiga espumar, despeje os ovos batidos.
Segurando um garfo com os dentes paralelos a frigideira misture os ovos rapidamente possível enquanto sacode a frigideira com a outra mão.
Incline a frigideira, ao mesmo tempo em que levanta as bordas da omelete, para dobrá-la. Coloque-a no prato, virando a frigideira sobre ele.


Se liga na dica do chef!
"Para fazer a omelete de ervas, acrescente 2 colheres de chá de folhas fresca a gosto (estragão, manjericão..) a mistura de ovos. Ou se preferir cogumelos, troque por 2 colheres de sopa."

O quê?! Não entendeu naaada do que leu aqui? Ou nuuuunnca fez uma omelete? Ta ok achei um video bem bacana na net explicando direitinho como se faz. Confere ae embaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui !